Grupo Municipal do PS avança com proposta pioneira para a criação do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Delgada

PS Açores - 11 de dezembro, 2024

O Grupo Municipal do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Ponta Delgada irá apresentar na reunião desse órgão que se realizará amanhã, 5ª feira dia 12 de dezembro, pelas 9:30, no Auditório Natália Correia, na Fajã de Baixo, uma proposta para a criação do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Delgada.

A proposta do PS considera que “o sucesso futuro da atividade turística nos Açores, em particular em Ponta Delgada, dependerá do diálogo e da parceria entre os poderes públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil” o que representa “um desafio muito exigente por envolver múltiplos e diversos interesses”.

O PS considera que o município de Ponta Delgada deve procurar envolver todos os interessados no sector e promover uma concertação com base no diálogo e no planeamento conjuntos, como forma de encontrar e consensualizar as melhores soluções a adotar para a contínua melhoria da qualificação turística em Ponta Delgada.

Perante os desafios que se colocam ao sector turístico nos Açores, o Grupo Parlamentar Municipal do PS considera que “chegou o momento de se avançar com a institucionalização do trabalho de diálogo e de concertação entre os múltiplos intervenientes no sector turístico através da criação do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Delgada”.

O PS salienta que “Ponta Delgada ganhará muito em envolver no processo de planeamento e decisão os destinatários das políticas municipais de apoio ao sector turístico, uma prática que representa uma imagem de marca da governação do PS nos Açores”.

A iniciativa socialista estabelece que o Conselho Municipal de Turismo de Ponta Delgada seja “um órgão de natureza colegial, consultiva, de participação setorial e de cooperação em matérias relacionadas com o turismo, visando a qualificação do Concelho de Ponta Delgada enquanto destino turístico”.

A proposta prevê ainda que a principal missão do novo Conselho seja “analisar, debater, promover, acompanhar e sustentar um processo de reflexão estratégica sobre o turismo em Ponta Delgada, mobilizando os agentes locais ou regionais do sector, tendo em vista a melhoria da qualificação da oferta turística em Ponta Delgada”.

O documento, a ser apreciado amanhã em sede de Assembleia Municipal, prevê que o novo órgão consultivo a ser criado seja presidido pelo Presidente da Câmara e que conte na sua composição com mais de 40 entidades representativas de diversos interesses relacionados com o sector turístico.

A ser viabilizada a proposta do PS, Ponta Delgada será o primeiro município dos Açores a proceder à institucionalização de um órgão municipal diretamente ligado ao diálogo e à concertação do desenvolvimento do sector turístico no plano autárquico.